Disponibilizada a Composição Nutricional da Alimentação Escolar

A Secretaria de Abastecimento e Nutrição, através da Seção de Alimentação Escolar, vem por meio deste divulgar as informações nutricionais referentes aos cardápios rotativos, compostas por cinco semanas cada, elaboradas anualmente com base nas determinações e nos valores de referência de energia, macro e micronutrientes preconizados pelo FNDE – Resolução Nº 26 DE 17 DE JUNHO DE 2013.

Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Prefeitura de Sorocaba, com utilização de gêneros alimentícios básicos, indispensáveis à promoção de uma alimentação saudável, respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região. Visam atender, em média, as necessidades nutricionais de acordo com a faixa etária e o período de permanência na escola.

De acordo com a resolução do FNDE, são definidos os valores de referência de energia, macronutrientes, micronutrientes prioritários (vitaminas A e C, magnésio, ferro, zinco e cálcio) e fibras. É definido também o limite máximo de fornecimento da energia total proveniente de açúcar simples adicionado, da energia total proveniente de gorduras totais; da energia total proveniente de gordura saturada; da energia total proveniente de gordura trans; da quantidade de sódio; e da oferta de doces e/ou preparações doces. Os cardápios deverão oferecer, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças por semana (200g/aluno/semana) nas refeições ofertadas.

Com isso, as tabelas de composição nutricional dos cardápios rotativos praticados no ano de 2018 foram elaboradas. Os cardápios são constantemente revistos, de forma a aprimorar a aporte nutricional, visando oferecer cada vez mais uma alimentação saudável e adequada aos alunos da rede municipal de ensino.

Confira as informações nutricionais clicando nos arquivos abaixo: